CONHECENDO MELHOR OS ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE ÔMEGA-3

O uso de óleo de peixe como suplemento dietético pode redu z i r a severidade de doenças cardiovasculares, obesidade e desordens neuroló gicas, entretanto a diferença na relação entre EPA/ DHA encontrad a em diferentes fontes podem alterar os resultados.

EPA – Ácido Eicosapentaenóico

Antiinflamatório

Possui propriedades antiinflamatórias e anticaquéticas que podem ser potencialmente benéficas em condições de atrofia muscular, que acomete os pacientes acamados ou sujeitos a quimioterapia.

Obesidade

A obesidade vem sendo associada com uma resposta inflamatória de baixa intensidade. O EPA tem se mostrado ser um nutriente importante no tratamento de obesidade associada à inflamação do tecido adiposo.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morbidade e de mortalidade em grande parte dos países. A suplementação de EPA parece reduzir o risco de eventos coronarianos com a melhora da relação ômega-6/ ômega-3.

Desordens neurológicas

O uso de EPA vem sendo relacionado também com benefícios em desordens neuropsiquiátricas, apesar de todo o mecanismo de ação ainda ser desconhecido.

Com o aumento plasmático de EPA identificou-se níveis mais baixos de ansiedade.

Estudo de revisão indica que a suplementação de EPA poderia ser mais eficiente em desordens de humor em comparação com o DHA.

Em particular o EPA, pode amenizar sintomas da maioria das desordens depressivas, o que indica a importância deste nutriente para o cérebro. Tem funções fisiológicas importantes que podem afetar a atividade dos neurônios, com benefício no tratamento de distúrbios de personalidade e no tratamento de transtorno de falta de atenção e hiperatividade.

DHA – Ácido Docosahexaenóico

Na Gestação

Componente estrutural  das membranas dos fosfolipídios dos tecidos do corpo, estando presente em níveis especialmente altos da retina e cérebro, nos quais o DHA constitui mais de 35% do total dos ácidos graxos. O DHA é considerado um nutriente fundamental para o perfeito desenvolvimento cerebral, visual, comportamental e de aprendizagem do bebê antes e após o nascimento, além disso, o consumo de pescados e a suplementação com o óleo de pescados podem reduzir a incidência de parto prematuro e melhorar o peso do bebê ao nascer. Vital importância no terceiro trimestre de gestação.

MARCAS COMERCIAIS X CONCENTRAÇÃO EPA/DHA

Marca EPA/cápsula (mg) DHA/cápsula (mg)
A 180 120
B 540 100
C 100 500
D 330 220
E 180

120