Dores de cabeça, falta de concentração, mau humor, sinusites, resfriados são questões que interferem em nosso dia-a-dia e que acabam com o nosso bem-estar. A boa notícia é que elas podem ser tratadas com Aromaterapia.

* Massagem – Os óleos essenciais puros devem ser diluídos em óleo base vegetal. A massagem aquece a pele e ativa a circulação, potencializando a ação terapêutica do óleo utilizado.

* Banhos – Adicione algumas gotas de óleo essencial em uma banheira com água quente.

* Vaporização – Dilua 3 gotas de óleo essencial a um pouco de água em um aromatizador de ambientes com vela.

* Compressas – Adicione 3 gotas de óleo essencial em ½ litro de água. Embeba um pano de algodão e aplique sobre a área desejada.

* Compressas frias para dores agudas, como contusões e dores de cabeça.

* Compressas quentes para dores crônicas, como dores de ouvido e cólicas menstruais.

Os óleos também podem ser utilizados em aromatizadores de ambientes, escolhendo o aroma segundo o efeito desejado:

* O alecrim e o manjericão estimulam uma boa conversação. Utilize-os quando tiver convidados. Se você tem uma apresentação ou uma prova importante se aproximando, coloque umas gotas de alecrim ou manjericão no seu difusor, ou mesmo em um pouco de água. Esses óleos são bons para a concentração e memória.

* Os óleos de todos os pinheiros ou de citrus, como a laranja, são agradáveis e bons para o espírito. Pode-se misturar com um pouco de alfazema, para deixá-los mais suaves.

* Óleos de citrus, de alfazema ou de manjerona, podem acalmar crianças mal-humoradas e adultos estressados. Coloque uma gota do óleo em um travesseiro ou em um lenço e deixe o aroma lavar os traumas do dia.

* Para gripes e sinusites, eucaliptus é indicado, pois penetra no nariz e melhora a respiração.

* Os óleos são perfeitos para prevenir doenças e, uma boa dica, é adicionar em soluções de limpeza. O óleo de orégano, por exemplo, é 28 vezes mais desinfetante do que o fenol, que é um componente muito comum em produtos de limpeza.

Cuidados:

* Nunca utilize os óleos em sua forma pura. Para não irritar a pele, misture-os sempre a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas, por exemplo.

* Nos três primeiros meses de gravidez, as gestantes devem evitar os óleos essenciais de camomila, jasmim, cedro, basílico, manjerona, rosmarim e menta.

* Se você vai usar um óleo essencial pela primeira vez, teste-o para se certificar de que não provocará reação alérgica: misture uma gota dele a uma colher (café) de óleo de amêndoas e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, você é sensível ao produto.

Peça orientação dos especialistas da Homeovitae